Produtos

Frutíferas

Pometia pinnata / longana-de-fiji

Clique na imagem
para ampliar

Deliciosos frutos ovalados (4-5 cm), dotados de casca rígida que se quebra facilmente, revelando uma polpa translúcida doce e suculenta. Seu sabor se assemelha bastante ao da longana (Dimocarpus longan), sendo mais doce que a conhecida lichia (Litchi chinensis). Contém apenas uma semente, pequena. A árvore pode atingir porte grande após muitos anos, mas já começa a frutificar com 2-3 m de altura e 3-4 anos de idade. Normalmente necessita de polinização cruzada (dois ou mais indivíduos), muito embora não seja dioica.

Usos: Muito comercializada em feiras e supermercados na Ásia. Seu valor principal é como fruta de mesa. As sementes podem ser consumidas torradas ou mesmo cozidas. A madeira é utilizada em carpintaria. Várias partes da planta são reputadas como medicinais.

Cultivo: De fácil cultivo e rápido crescimento, em climas tropicais e subtropicais desde o nível do mar até 1.000 m de altitude. Frutifica em junho-julho.

Origem: Sudeste Asiático e ilhas do Pacífico, inclusive Nova Guiné.

Família: Sapindaceae.

Observações: Devido à curtíssima viabilidade das sementes, durante muitos anos tentou-se, sem sucesso, sua introdução nos pomares brasileiros. Finalmente ela está disponível para todos, após sua primeira frutificação no E-jardim.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria