Produtos

Frutíferas

Acca sellowiana / feijoa

Clique na imagem
para ampliar

Fruto de dimensões semelhantes a uma goiaba grande, com polpa extremamente suculenta e perfumadíssima. Seu sabor se assemelha ao dos melhores abacaxis, razão pela qual é também conhecida como goiaba-abacaxi. Sorver esta polpa causa uma agradabilíssima sensação, trazendo ao degustador a impressão de que a mesma se "derrete" na boca. A entrecasca é mais acidulada, sendo apropriada para a fabricação de doces. A árvore é de rara beleza, de porte arbustivo (1,5-4 m), dotada de folhas com textura de cartolina (cartáceas) e azulado-acinzentadas no verso. A floração é magnífica e exuberante, com pétalas rosadas e estames cor-de-vinho (ver a 3a. foto).

Usos: O fruto (da variedade Helena, da qual oferecemos mudas) é absolutamente delicioso ao natural (a polpa). A entrecasca, mais acidulada, presta-se ao preparo de saborosíssimos doces e geléias. A árvore é altamente ornamental, sendo amplamente utilizada na arborização urbana de cidades mediterrâneas na França, Espanha e Grécia.

Cultivo: Solos bem drenados, a sol pleno, em climas subtropicais secos. Pode ser cultivada em climas tropicais amenos, mas nestas condições sua produtividade é menor. Aprecia uma adubação orgânica equilibrada. Inicia a frutificação entre 2 e 3 anos de idade.

Origem: Santa Catarina, no Planalto Meridional, e Rio Grande do Sul, em campos abertos a baixas altitudes.

Família: Myrtaceae.

Observações: Na primeira imagem, apresentamos a feijoa cultivar "Helena", desenvolvida pela Epagri-São Joaquim, que chega a atingir mais de 240 gramas de peso. Na segunda foto, vista de uma plantação de feijoas. ATENÇÃO: AS MUDAS DA CULTIVAR "HELENA" ESTÃO ESGOTADAS - MOMENTANEAMENTE TEMOS APENAS UMA VARIEDADE DE FEIJOA AUTOPOLINIZANTE EM ESTOQUE

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria