Produtos

Frutíferas

Baccaurea ramiflora / mafai ou uva-birmanesa

Clique na imagem
para ampliar

Deliciosos frutos (3,5-4 cm) de polpa muito suculenta, cujo sabor é agridoce e algo semelhante ao da uva (Vitis vinifera). A árvore, de tamanho médio (5-7 m em cultivo), impressiona pela abundância e disposição dos frutos em cachos (racemos) (ver fotos).

Usos: Os frutos são muito refrescantes, e agradam a todos os paladares quando consumidos ao natural. São ótimos para sucos, e proporcionam o preparo de uma geleia de qualidade superior. Relata-se o uso medicinal de diversas partes da árvore. Muito ornamentais, exemplares adultos do mafaizeiro são empregados no paisagismo e como árvores de sombra.

Cultivo: De rápido crescimento, apreciam climas tropicais a subtropicais leves, em solos aluviais e ricos em matéria orgânica. Podem também ser plantados em climas mais secos, desde que irrigados periodicamente. Frutificam a partir dos cinco anos de idade. Espécie dioica, por este motivo recomenda-se o plantio de 2, 3 ou mais exemplares.

Origem: Foi originariamente descoberta na região sul do atual Vietnã, anteriormente denominada Cochinchina.

Família: Phyllanthaceae

Observações: Ocasionalmente dispomos de mudas de outras espécies de Baccaurea, tais quais B. racemosa e B. mottleyana. Em caso de interesse, favor nos consultar.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria