Produtos

Arbustos Floríferos (camarões-de-jardim - Acanthaceae)

Justicia betonica / camarão-branco-rendado

Clique na imagem
para ampliar

Lindo arbusto florífero de pequeno porte (até 1,5 m de altura), compacto, de folhagem verde contrastando com inflorescências eretas de brácteas brancas ornadas por nervuras verde-escuras que se assemelham a um "rendado" (ver fotos). As flores são pequenas e violáceas, atrativas para beija-flores e abelhas (primeira imagem).

Usos: De grande efeito ornamental quando combinada com plantas de folhagem variegada, ou em contraste com folhagens escuras. Pode ser usada ao longo de muros ou bordaduras, assim como planta de vaso. Floresce durante a maior parte do ano, desde o final do inverno até o verão.

Cultivo: De grande adaptabilidade, desde climas tropicais até subtropicais com geadas leves, indo bem tanto em climas mais secos quanto úmidos. Aprecia solos ricos em matéria orgânica, irrigados periodicamente. Após o florescimento, deve ser podado de forma a manter o hábito compacto.

Origem: A descrição original de Linnaeus (1753) aponta como origem a Índia, mas posteriormente a espécie foi encontrada em estado nativo também entre o Leste e o Sudeste da África.

Família: Acanthaceae.

Observações: Um dos camarões-de-jardim mais fáceis de serem cultivados, recomendado para iniciantes.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria