Produtos

Gengibres Ornamentais (Costaceae e Zingiberaceae)

Costus arabicus variegatus / costus-anão-variegado

Clique na imagem
para ampliar

Planta formando touceira de 40-60 cm de altura, com hastes recurvadas. As folhas, de pouco mais de 10 cm, apresentam uma bela variegação branca nas bordas, estendendo-se também por algumas nervuras (ver imagem). A inflorescência é ovoide a fusiforme, com brácteas verdes (avermelhadas na parte encoberta) e flores brancas comestíveis.

Usos: Utilizada em jardins como planta isolada, formando renques junto a muros e caminhos, ou como planta de interiores bem iluminados. Sua variegação branca contrasta muito bem com a vegetação verde-escura. As flores são comestíveis e agridoces, ficando ótimas em saladas.

Cultivo: Deve ser plantada em pontos bem iluminados (sem incidência solar direta), em solo fértil e umedecido. Prefere climas tropicais, mas pode ser cultivada em climas subtropicais amenos.

Origem: A espécie C. arabicus (forma não variegada) encontra-se largamente distribuída pelas Antilhas e América do Sul, sendo especialmente comum na Mata Atlântica e Região Amazônica. A forma variegada foi selecionada em cultivo.

Família: Costaceae.

Observações: No passado esta variedade hortícola era chamada de Costus amazonicus variegatus.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria