Produtos

Plantas Úteis

Calyptranthes aromatica / cravo-da-terra

Clique na imagem
para ampliar

Árvore de 2-3 m de altura, de copa baixa e muito ramificada. Notabiliza-se por suas folhas imensas (40-50 cm), de formato oblongo-elíptico e de nervuras impressas na face superior. Os botões florais, flores e frutos, dispostos em panículas, exalam um intenso aroma de eugenol, substância encontrada no cravo-da-índia (Syzygium aromaticum).

Usos: As flores e botões florais podem ser utilizados como substituto do cravo-da-índia. As folhas e a casca têm bom valor como vermífugo e antiespasmódico. Diversas aves silvestres como os jacus (Penelope spp.) demonstram predileção pelos numerosos frutos produzidos. Muito útil também como planta de vaso para interiores, devido a suas folhas imensas e baixa necessidade de luz.

Cultivo: Solos ricos em matéria orgânica, drenados mas com boa capacidade de retenção de umidade. Aprecia sombra ou meia-sombra. Climas tropicais e subtropicais.

Origem: Mata Atlântica, na floresta umbrófila. Encontrada originalmente nas matas virgens da Baía de Guanabara (RJ), e ao longo do Rio Paraibuna (MG).

Família: Myrtaceae.

Observações: Planta notável, descoberta pelo célebre botânico-viajante no Brasil do século XIX, Auguste de Saint-Hilaire, que a imortalizou em sua obra "Plantes usuelles des brésiliens" (=Plantas usuais dos brasileiros).

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria